Quantcast
Channel: Zero Hora
Viewing all 47215 articles
Browse latest View live

Casa das Artes Villa Mimosa realiza Mini Virada Cultural

$
0
0
Casa das Artes Villa Mimosa realiza Mini Virada Cultural

Para encerrar o ano com uma grande festa, o domingo vai ser de muita arte e cultura na Casa das Artes Villa Mimosa, em Canoas. A Mini Virada Cultural será realizada por iniciativa de diversos artistas e grupos de teatro, dança, música, malabares, literatura e artes visuais de Canoas Porto Alegre que já se apresentaram na Casa ao longo de seus quatro anos de existência. A programação começa às 14h e vai até às 22h, com espetáculos e oficinas para adultos e crianças e entrada franca em todas as atividades.

Leia também
Natal do Bem tem shows de Bibiana Petek e Rafa Machado neste sábado
"Caio do Céu" usa música e imagens para interpretar Caio Fernando Abreu
Kombina Fest, no Barra, traz brincadeiras e oficinas para a criançada

Entre os artistas já confirmados estão os grupos de teatro e circo Necitra Trupe Di Trapu, o musical Cantos de Linho, de Lã (foto), os grupos musicais Oferenda Quarteto e Trio Madera Elétrica, os músicos Marcelo DelacroixMarcelo ArmaniArthur de FariaBeto ChedidThiago di LucaLuca de LiberalliCarolinne CaramãoMimmo Ferreira, o ator Odair Fonseca Souza, o grupo de dança Emotions e a performer Tainah Dadda, entre outros.


Sem notas de 100 bolívares, venezuelanos esperam novas moedas e cédulas

$
0
0

Por enquanto elas só aparecem em fotos, mas os venezuelanos aguardam com avidez o início de circulação de novas moedas e cédulas de bolívar de maior valor, enquanto muitos fazem filas nos bancos em uma corrida contra o tempo para depositar as cédulas de cem, tiradas de circulação.

A retirada repentina em apenas três dias da nota de maior valor e circulação no país, determinada pelo presidente Nicolás Maduro para acabar com as supostas "máfias" que a teriam apreendido na fronteira colombiana, foi uma dor de cabeça para a população, que agora teme ficar sem dinheiro.

A razão é que embora o presidente tenha anunciado que a saída de circulação da nota de 100 bolívares (que vale 15 centavos de dólar na taxa oficial mais alta) coincidiria nesta quinta-feira com a progressiva entrada de um novo cone monetário, na capital antes do meio-dia não se via rastro das primeiras moedas prometidas de 10, 50 e 100 bolívares, nem tampouco das cédulas de 500.

De fato, boa parte dos caixas eletrônicos de Caracas só distribuíam notas de 100, embora desde a segunda-feira não sejam aceitas em muitas lojas.

"Não entendo qual é a piada! Quando você tira dinheiro nos caixas eletrônicos, ele te dá notas de 100 e dentro da agência também não se encontram as novas", dizia, irritada, Yarelis Carrero, funcionária de um escritório que, na primeira hora da manhã, foi a uma agência no leste de Caracas depositar suas últimas cédulas com a efígie do libertador Simón Bolívar.

"Ninguém viu as novas ainda, um conhecido que trabalha no transporte de valores me disse que eles tampouco viram. Pura mentira!", disse Saúl Bernal, também na fila do banco.

A inflação de três dígitos que a Venezuela enfrenta obriga os cidadãos a carregar montes de notas para comprar bens, muitas vezes escassos: são necessárias 50 notas de 100 bolívares para comprar um hambúrguer e um refrigerante em uma barraca de rua.

Este aumento descomunal do custo de vida levou o país a registrar nas últimas semanas uma severa falta de dinheiro, com longas filas em bancos e caixas eletrônicos, e a esta situação somou-se há duas semanas um colapso temporário da rede de pagamentos eletrônicos.

Na temporada natalina, os venezuelanos agora resgatam como se fosse ouro notas de 10, 20 e 50 bolívares que antes recusavam, enquanto comerciantes e prestadores de serviços restringem operações em dinheiro vivo.

Uma das principais frotas de táxis em Caracas, por exemplo, deixou de aceitar dinheiro temporariamente. Os passageiros devem fazer uma transação bancária pela internet, enviar o recibo eletrônico por e-mail e, só então, aguardar a chegada do carro.

Postos de gasolina também tinham longas filas nesta quinta-feira.

A partir da sexta-feira, só será possível trocar notas de 100 nas duas sedes do Banco Central da Venezuela (BCV).

Dólar cai no mercado negro

Analistas econômicos já tinham alertado que a entrega do novo cone monetário aos bancos sofreu atrasos e impossibilitaria responder à demanda de transações em dinheiro, apesar de o BCV ter assegurado que estava pronto para a mudança.

"Virão milhões e milhões de cédulas", prometia na semana passada Nelson Merentes, presidente do BCV, ao apresentar em público o novo cone monetário, que não é fabricado na Venezuela e deveria ser incorporado gradativamente em notas de 1.000, 2.000, 5.000, 10.000 e 20.000 bolívares.

Merentes assegurou que a velha e a nova família de cédulas e moedas conviveriam por algum tempo, mas o posterior ultimato de Maduro à nota de 100 lançou por terra este cenário.

O presidente assegurou que já teve nas mãos as primeiras moedas. "São muito bonitas", afirmou.

Se estas moedas e a nota de 500 - as primeiras a chegar, supostamente - não estivessem prontas na quantidade requerida esta quinta-feira, está prevista "uma paralisia das lojas pequenas e do comércio informal", disse à AFP Asdrúbal Oliveros, diretor da consultoria Ecoanalítica.

Até novembro, segundo cifras oficiais, 77,15% do dinheiro na Venezuela circulava em notas de 100.

Enquanto isso, o chamado dólar paralelo, que muitos empresários são obrigados a usar devido ao controle ferrenho do câmbio continuava caindo vertiginosamente nesta quinta-feira, o que o governo atribui à retirada das cédulas de 100 e ao fechamento das fronteiras com o Brasil e a Colômbia para evitar o reingresso destas notas supostamente apreendidas.

Em seu indicador extra-oficial, o site Dolar Today, a moeda americana passou em uma semana de 4.200 bolívares para 2.700 às 16h00 desta quinta-feira (horário de Brasília).

Oliveros tem outra explicação.

"O mercado financeiro está abalado porque o único que está fazendo agora é retirar a cédula de 100. E no mercado paralelo não há compradores, nem há vendedores, ninguém se atreve a movimentar grandes quantidades sob suspeita, sob pena de castigo. Quando isto se normalizar, vai se ver a reação da taxa de câmbio", avalia o analista.

erc-mjr-csc/ja/mvv

MP denuncia 32 por fraudes em concursos públicos gaúchos

$
0
0

A Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre denunciou nesta quinta-feira 32 pessoas por fraudes em concursos públicos da Prefeitura de Itapuca e da Câmara de Vereadores de Jacuizinho. Eles responderão por formação de quadrilha, estelionato, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva. As investigações, coordenadas pelo promotor de Justiça Mauro Rockenbach, foram realizadas no âmbito da Operação Cobertura. À Justiça da comarca de Arvorezinha foram denunciadas 29 pessoas. Ao Judiciário de Salto do Jacuí, outras cinco pessoas foram denunciadas. 

As investigações concluíram que, entre outubro de 2010 e setembro de 2014, um grupo de pessoas ajustou licitações para que uma mesma empresa ganhasse direito a organizar concursos para o funcionalismo na região Norte do Estado. A vencedora foi o IGRH _ Instituto Gaúcho de Recursos Humanos. Essa empresa rescindiu o contrato e, após, por duas vezes seguidas, da mesma maneira, foi contratada pelas prefeituras a empresa IDRH _ Instituto de Desenvolvimento em Recursos Humanos Ltda, cujo dono era o mesmo da IGRH. 

O Ministério Público concluiu que a IGRH trocava os cartões de respostas entregues pelos candidatos, efetuando o preenchimento das questões, para que pessoas indicadas pela administração municipal fossem aprovadas. Foram denunciados funcionários aprovados mediante fraude e também outros empresários, donos de empresas prestadoras de concurso, que simulavam participação na licitação, de forma combinada com a vencedora do certame. As mesmas empresas e seus donos teriam participado de fraudes em municípios como Restinga Seca, Nova Hartz, Vale Verde, São Jorge, Glorinha, Paraí e Bento Gonçalves.


Bento vence Nova Petrópolis e fica com o título do Campeonato Gaúcho Infanto-juvenil de Vôlei

$
0
0
Bento vence Nova Petrópolis e fica com o título do Campeonato Gaúcho Infanto-juvenil de Vôlei

O Bento Vôlei é campeão estadual infanto-juvenil. O título veio na noite de quarta-feira, no Ginásio Municipal, em Bento Gonçalves, após vitória sobre o Nova Petrópolis por 3 sets a 0. 

Leia mais:
Com retrospecto ruim, Canoas recebe o Minas Tênis Clube nesta quinta-feira pela Superliga
Guia da Superliga: conheça os times que disputam a 23ª edição do maior torneio de vôlei do Brasil

No primeiro set, chegou o Nova Petrópolis chegou a fazer 24 a 23, mas, com o time de Bento Gonçalves conseguiu virar e fechar em 28 a 26.A segunda parcial foi semelhante à anterior. Novamente nos pontos adicionais, os comandados do técnico Carlão garantiram o resultado por 26 a 24. O último set foi um pouco menos apertado:  25 a 18.

– Não tem preço que pague a sensação de ver o brilho nos olhos da equipe nesse momento. Esse grupo vem sendo preparado há dois anos. É motivo de orgulho trazer esse título da base que não vinha há 18 anos – disse o técnico Carlão Mantovanelli.

*ZHESPORTES

 

Presidente do STF diz esperar que 2016 "acabe em paz"

$
0
0
Presidente do STF diz esperar que 2016

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, disse nesta quinta-feira que espera que o ano de 2016 "acabe em paz". A declaração foi dada durante a sessão desta tarde após receber cumprimentos de um procurador da Fazenda pelo trabalho realizado pela Corte durante o ano. O STF entra em recesso na próxima segunda-feira.

— Nós todos esperamos que o ano de 2016 acabe e acabe em paz — disse a ministra, antes de passar a palavra ao ministro Luiz Fux, relator de uma ação tributária em julgamento no STF.

Leia mais
Fux diz que Gilmar Mendes tem "uma forma peculiar de criticar"
Fux: não há tempo para julgar em 2016 mérito da liminar ao projeto anticorrupção
Medida do STF sobre tramitação do pacote anticorrupção é "indefensável", diz Renan

Uma semana após ser criticado pela decisão que manteve o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado, o Supremo voltou a ser palco de críticas públicas entre os membros da Corte.

Dez medidas de combate à corrupção

Desde a noite de quarta-feira, Luiz Fux passou a ser duramente criticado por sua decisão que suspendeu individualmente tramitação do Projeto de Lei da Câmara dos Deputados (PL) 4.850/16, que trata das Dez Medidas de Combate à Corrupção, projeto popular incentivado pelo Ministério Público Federal (MPF).

Na manhã desta quinta-feira, o ministro Gilmar Mendes disse que o STF vive um "surto decisório" .

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a dizer que vê problemas na decisão . Maia disse que até o fim do dia deve encaminhar ao Supremo explicações em defesa do processo legislativo adotado pela Câmara.

Leia as últimas notícias de Política

*Agência Brasil

Orquestra de Câmara da Ulbra se apresenta com Kleiton, Kledir e Vitor Ramil em Santa Maria

$
0
0
Orquestra de Câmara da Ulbra se apresenta com Kleiton, Kledir e Vitor Ramil em Santa Maria

A cidade de Santa Maria vai ganhar um concerto muito especial nesse domingo, 18 de dezembro. Sob a regência do maestro Tiago Flores, a Orquestra de Câmara da Ulbra se apresenta  ao ar livre, na Praça Saldanha Marinho, com os irmãos Kleiton, Kledir (foto acima) e Vitor Ramil (foto abaixo) tocando seus maiores sucessos. Canções consagradas como Loucos de caraEstrela, estrelaRamilonga Querência (de Vitor Ramil), e Maria fumaçaVira virouDeu pra ti e Vento negro (da dupla Kleiton & Kledir) ganharam arranjos orquestrais nesse concerto, que também reserva momentos em que os três irmãos se reúnem no palco para tocar e cantar juntos. 

Leia também
Filme de Christopher Nolan, "Dunkirk" ganha seu primeiro trailer
Casa das Artes Villa Mimosa realiza Mini Virada Cultural
Sônia Braga leva o prêmio de melhor atriz pela San Diego Critics Society

O concerto acontece dentro do projeto Música Para Todos, que integra o Circuito CPFL de Arte e Cultura.   O evento faz parte da programação do Natal do Coração 2016, promovido pelo CDL e Prefeitura Municipal de Santa Maria.  Com o objetivo de valorizar a herança cultural regional e proporcionar lazer e cultura às comunidades, o projeto irá percorrer, em 2017, cinco cidades do Rio Grande do Sul e Paraná.

Foto: Satolep Press / Divulgação



Renato recusa primeira oferta, e Grêmio responderá nesta sexta se concorda com contraproposta

$
0
0
Renato recusa primeira oferta, e Grêmio responderá nesta sexta se concorda com contraproposta

O Grêmio ainda não chegou a um acordo para a renovação de contrato com o técnico Renato. A primeira oferta feita pela direção não foi aceita pelo treinador. Em reunião na tarde desta quinta-feira, o empresário de Renato, Gerson Oldenburg, apresentou uma contra-proposta para Adalberto Preis, vice de futebol que deixará o cargo, mas ainda trata da negociação. Nesta sexta-feira, o clube responderá.

Existe certo otimismo das duas partes. No entanto, o Grêmio se vacina para um plano B. Embora o clube tenha o desejo de manter Renato para a disputa da Libertadores, a direção tem a convicção de manter seu projeto de austeridade financeira, sem abrir os cofres do clube para contar com o treinador em 2017.

Leia mais
Grêmio projeta aquisição da gestão da Arena para março de 2017 
Saiba onde estão os campeões brasileiros com o Grêmio em 1996
Romildo Bolzan toma posse como presidente e fala em "união política" no Grêmio

Além do fator financeiro, a decisão de Renato também passa pelas condições de trabalho. A direção já comunicou ao treinador que buscará reforços para a disputa da Libertadores. No entanto, as novas contratações dependem de vendas no elenco. Os mais cotados para deixar o clube são o atacante Luan, que desperta o interesse de europeus e chineses, e também o volante Walace, que está na mira do futebol inglês.

Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

App Store

Google Play

*ZHESPORTES

AO VIVO: governo anuncia medidas para estimular crescimento e diminuir desemprego

$
0
0
AO VIVO: governo anuncia medidas para estimular crescimento e diminuir desemprego

O Planalto anuncia na tarde desta quinta-feira uma série de medidas para estimular o crescimento e diminuir a taxa de desemprego do Brasil. As iniciativas têm o objetivo de facilitar o acesso ao crédito e desburocratizar o ambiente de negócios, permitindo a retomada econômica com mais rapidez. Entre as iniciativas, estão a criação de um programa de recuperação de débitos fiscais para as empresas.

Leia mais:
Temer inicia reunião de junta orçamentária e deve divulgar medidas econômicas
Insatisfação do centrão deixa o Planalto emparedado
PEC do Teto deve ser última reforma fiscal de Temer, afirma Raul Velloso

Entre as medidas, estão a criação de um programa de regularização tributária, o incentivo ao crédito imobiliário, trabalhar para reduzir os juros do cartão de crédito e reduzir a multa do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para o empregador. Os projetos que visam "ativar a economia", nas palavras de Temer, foram pensados pela equipe econômica do governo, mas algumas ainda estão em fase de conclusão.

Acompanhe ao vivo:

Tweets by MatheusSchuch

Temer começou seu discurso enaltecendo a aprovação da PEC do Teto dos gastos públicos — aprovada em segundo turno no Senado na última terça-feira — e a rapidez da tramitação da PEC da previdência no senado. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o ministro Henrique Meirelles (Fazenda) também participam do evento.

— No ambiente macroeconômico, medidas estão sendo tomadas precisamente para sairmos da recessão. Recessão que encontramos quando assumimos o governo — afirmou Temer.

Meirelles segui na mesma linha de Temer e destacou a importância deste programa na retomada do crescimento econômico:

– Neste momento de crise é importante permitirmos que as empresa possam regularizar sua situação fiscal, voltar a produzir. Isso (o programa) também permite uma maior arrecadação por parte do governo. Passivos tributários com pessoas físicas e jurídicas — disse o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.


Aluno do Rio Grande do Sul vence a 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

$
0
0
Aluno do Rio Grande do Sul vence a 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Foram conhecidos na terça-feira, em cerimônia realizada no Auditório Elis Regina, em São Paulo, os 20 estudantes vencedores da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O aluno José Augusto Somavilla, da escola Menino Jesus, da cidade de Jacuizinho, no Rio Grande do Sul, foi vencedor na categoria artigo de opinião com o texto "A semente do ouro". Ele foi orientado pela professora Gisele da Rocha.

O concurso realizado pela Fundação Itaú Social em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), recebeu mais de 50 mil inscrições de textos e teve cerca de cinco milhões de alunos envolvidos nas oficinas realizadas em quase 40 mil escolas. O programa conta também com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Canal Futura.

Leia mais
Unisinos entrega novo campus em Porto Alegre nesta quinta-feira
MEC e Planejamento autorizam universidades federais a nomear 150 professores concursados 
Alemanha deve investir 250 mil euros por ano em centro de estudos em Porto Alegre

O programa teve a adesão das redes públicas de ensino de todos os estados brasileiros e de 4.874 municípios e recebeu mais de 170 mil inscrições nas categorias literárias. Quinhentos estudantes e seus professores chegaram às quatro semifinais realizadas em Porto Alegre, São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). 

Os cinco ganhadores de cada gênero literário - artigo de opinião, crônica, memórias literárias e poema – foram selecionados entre 152 finalistas ao longo de 10 meses. Foram premiados também os 28 professores que fizeram os melhores relatos de prática em sala de aula. Alunos e docentes vencedores receberam uma medalha de ouro, um notebook e uma impressora. Além de terem suas escolas contempladas com 10 computadores, impressora, projetor multimídia, telão de projeção e livros para a biblioteca.

De acordo com a Fundação Itaú Social, o objetivo da Olimpíada é aprimorar a didática dos docentes de Língua Portuguesa para desenvolver competências de escrita em seus alunos e contribuir com a melhoria do ensino público. O material usado nas oficinas de produção de texto foram criados para serem incorporados ao planejamento do ano escola. 

Leia as últimas notícias

As mais de 50 mil redações recebidas foram divididas em quatro gêneros literários, de acordo com as séries: poemas para alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, memórias literárias para 7º e 8º anos, crônica para 9º e 1º do Ensino Médio e artigo de opinião para os estudantes de 2º e 3º anos do Ensino Médio. Conforme a Fundação Itaú Social, foram envolvidos mais de 5 milhões de estudantes.

O programa teve a adesão das redes públicas de ensino de todos os estados brasileiros, de 4.874 municípios e recebeu mais de 170 mil inscrições nas categorias literárias. Quinhentos estudantes e seus professores chegaram às quatro semifinais realizadas em São Paulo, Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). 


ATL GreNal: elogios à nova direção do Inter e as negociações do Grêmio com o Renato

$
0
0
ATL GreNal: elogios à nova direção do Inter e as negociações do Grêmio com o Renato

Sem muitas novidades em Inter e Grêmio, o ATL GreNal desta quinta-feira projetou o cenário da Dupla em 2017. O colorado Lelê Bortholacci elogiou as primeiras ações da nova direção do Inter:

— As poucas medidas anunciadas até agora pela nova direção do Inter parecem corretas. Trouxeram um técnico que conhece a Série B, contrataram um executivo de futebol e estão prometendo não gastar de forma desnecessária. Estão começando bem.

Leia mais:
Renato recusa primeira oferta, e Grêmio responderá nesta sexta se concorda com contraproposta
"Ainda não temos time para 2017", diz presidente do Princesa do Solimões, adversário do Inter

Ao longo do programa, a mesa debateu se o Inter, por ser um clube grande, teria a obrigação de vencer todos os jogos da Série B.

— Não acho que o Inter tenha obrigação de ganhar todos os jogos da Série B. A obrigação é de subir. É o time de maior estrutura, o que tem mais dinheiro. Se o favoritismo vai se confirmar ou não, é outra questão — opinou o jornalista Luciano Potter.

Sobre Grêmio, o jornalista Duda Garbi falou a respeito das negociações do clube com o técnico Renato Portaluppi:

— A informação que eu tenho é de que a negociação com o Renato está muito bem encaminhada. Não será surpresa se até o final da semana a renovação for confirmada.

Ouça o programa na íntegra.

Twitter:  https://twitter.com/atlgrenalreal
Facebook:  https://www.facebook.com/ATLGRENAL/
Instagram:  https://www.instagram.com/atlgrenal/

Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

App Store

Google Play

Acompanhe o Inter através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:

IOS

Android

*ZHESPORTES

Cachorro resgatado no Arroio Dilúvio espera por um lar

$
0
0
Cachorro resgatado no Arroio Dilúvio espera por um lar

Dono de uma calma singular no meio de um canil ruidoso, o vira-lata não late nenhuma vez enquanto posa para uma longa sessão de fotos, nem quando lhe colocam um gorro de Papai Noel sobre o focinho. O cão que ganhou notoriedade há três semanas ao ser resgatado no Arroio Dilúvio  está parecendo um garoto-propaganda da causa de adoções. 

— Ele é superdócil — elogia a veterinária Camila Carneiro Monteiro.

Leia também:
Conheça Alemão, o cachorro comunitário do Centro Histórico
Crianças levam seus animais de estimação para ganhar a bênção em escola 

De alguma forma, o bicho havia ficado ilhado em uma abertura do talude do arroio, sob a travessia da Avenida Erico Verissimo, e demandou uma operação de resgate envolvendo bombeiros e agentes de trânsito no dia 20 de novembro. Camila conta que o cão, que aparenta ter uns seis anos, chegou sem nenhum ferimento à Unidade de Medicina Veterinária da Secretaria Municipal de Direitos Animais (Seda), na Lomba do Pinheiro. 

Ali, foi castrado, vacinado e recebeu um microchip de identificação. Não é comum que os animais que passam pelo local recebam nome, mas funcionários chamam-no de Dilúvio. Como ninguém foi identificado como dono, o cão está disponível para adoção, bem como mais de 300 outros cachorros e gatos abandonados e recolhidos pela pasta.

Vira-lata foi apelidado de Dilúvio Foto: Isadora Neumann / Agência RBS

Os filhotes permanecem ali por pouquíssimo tempo e logo são adotados — dos cerca de 150 animais que podem ser levados na unidade da Lomba do Pinheiro, menos de 10 são filhotes. Mas Camila conta que há cachorros em idade adulta que estão há anos no canil, sem perspectiva de conseguir um lar. Especialmente aqueles que têm alguma deficiência ou são considerados raivosos.

— A gente tem muitos animais sem donos aqui, que ficariam, com certeza, muito melhores numa casa, recebendo todo o carinho que merecem — destaca. 

Veja alguns dos cachorros da unidade na Lomba do Pinheiro:

Como adotar:

Na unidade da Lomba do Pinheiro: de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia e das 13h30min às 17h30min, sábado e domingo, das 9h30min ao meio-dia e das 13h30min às 16h30min. 

Neste sábado, haverá uma feira especial no local, das 9h30min às 16h. Fica na Estrada Bérico José Bernardes, 3.489, parada 19 da Lomba do Pinheiro.

Na Redenção: haverá uma feira de adoções neste domingo perto do Monumento ao Expedicionário, das 9h30min às 13h30min. 

Cachorro recebeu afagos logo que foi retirado do Dilúvio Foto: Félix Zucco / Agencia RBS

Leia mais notícias de ZH Pelas Ruas

Campinas receberá as finais da Copa do Brasil de Vôlei de 2017

$
0
0
Campinas receberá as finais da Copa do Brasil de Vôlei de 2017

Campinas vai receber as semifinais e as decisões da Copa do Brasil de vôlei. O torneio masculino acontecerá nos dias 19 e 21 de janeiro. Já o feminino será nos dias 27 e 28. Atualmente, nenhum gaúcho estaria na disputa. 

O regulamento dos dois eventos é diferente e a primeira fase de cada um deles não acontecerá em Campinas. Entre os homens, seis equipes disputarão a etapa preliminar da Copa do Brasil. Serão confrontos entre o primeiro e o sexto colocados da Superliga (segundo contra quinto e assim respectivamente). O mandante será sempre o time de melhor campanha. Por ser a sede das finais, o Campinas entrará diretamente na semifinal. Assim, é bem provável que o sétimo colocado do turno da Superliga entre na disputa, já que o time do interior de São Paulo deve terminar no G-6. 

Leia mais:
Bento vence Nova Petrópolis e fica com o título do Campeonato Gaúcho Infanto-juvenil de Vôlei
Com retrospecto ruim, Canoas recebe o Minas Tênis Clube nesta quinta-feira pela Superliga
Guia da Superliga: conheça os times que disputam a 23ª edição do maior torneio de vôlei do Brasil

O campeão da Copa do Brasil garantirá vaga na disputa da Supercopa. Em 2016, o Sada Cruzeiro conquistou o título da Copa do Brasil de vôlei masculino ao derrotar na decisão o Campinas por por 3 sets a 1, de virada, com parciais de 24/26, 25/16, 25/21 e 25/20.

*LANCEPRESS

Restaurante Coco Bambu realiza festa de Ano-Novo

$
0
0
Restaurante Coco Bambu realiza festa de Ano-Novo

Vai entrar 2017 em Porto Alegre? O restaurante Coco Bambu, sempre com fila de espera no Shopping Iguatemi, vai realizar uma festa de Ano-Novo no dia 31, das 21h até às 3h. Além do cardápio completo do restaurante especializado em frutos do mar, os clientes poderão desfrutar da Mesa da Virada – com lentilha, uvas e outros itens de superstições. O som ficará por contada Banda Madame X e do Dj Vinni W. Os ingressos podem ser adquiridos a partir desta sexta-feira (16/12), no local.

Leia mais:
Um restaurante com 200 pratos e outros números industriais 
Laura Bier lança Casa Roubadinhas de Verão em coquetel em Porto Alegre
Evento sunset dá a largada para o Réveillon La Fiesta Punta

Federasul aponta "otimismo cauteloso" na economia em 2017

$
0
0
Federasul aponta

Última entidade a apresentar suas projeções para 2017, a Federasul também foi uma das mais conservadoras, especialmente nas estimativas para crescimento do PIB do Brasil: 0,2%. A inquietação no meio empresarial apareceu já na pesquisa apresentada pela presidente da entidade, Simone Leite: 37% responderam que têm oportunidade para expandir, mas não o fazem devido à incerteza. 

Os dois maiores percentuais mostraram que uma ampla maioria (61%) relaciona a crise à situação do Estado e ao parcelamento dos salários dos servidores e (60%) reduziu o quadro de funcionários neste ano, mas pretende manter a equipe em 2017. 

Leia mais
Economia não pode ser escudo de suspeitas sobre o governo federal
"Empresas o que fizeram de inadequado", diz superintendente do IBGC
Fim de restrição e expectativa com pacote levam construção às alturas 

Na economia, o tom é de "otimismo cauteloso", conforme o vice-presidente e coordenador de economia, Fernando Marchet. Ele estima que o desemprego siga aumentando até o final do primeiro semestre de 2017, mas depois se estabilize. 

No Estado, a perspectiva é animada pelo campo: previsão de crescimentos de 3% no PIB agropecuário gaúcho e 0,9% na economia do Rio Grande do Sul como um todo. Chamou atenção a imagem escolhida para ilustrar as projeções nacionais: a "travessia" não é nem por ponte, nem por pinguela, é na corda bamba.

Leia outras informações da coluna de Marta Sfredo

Jucá diz que há acordo para votar LDO e Orçamento de 2017 nesta quinta

$
0
0
Jucá diz que há acordo para votar LDO e Orçamento de 2017 nesta quinta

O líder do governo no Congresso, senador Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou, nesta quinta-feira, que há um acordo com a oposição para garantir a conclusão da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Orçamento de 2017 na sessão do Congresso, que acontece nesta tarde.

No Twitter, Jucá escreveu que serão derrubados três dos nove vetos presidenciais que trancam a pauta. Em contrapartida, a oposição e o PSDB concordaram em retirar os três destaques que haviam sido apresentados ao texto da LDO. O texto principal da LDO foi aprovado pelo Congresso em agosto.

Leia mais
Comissão Mista aprova texto-base da proposta de Orçamento de 2017

Senado aprova projeto que suspende cobrança de bagagem em viagem aérea
Plenário do Senado impõe derrota a Renan e rejeita votar abuso de autoridade 

Dois dos destaques têm o objetivo de evitar que os recursos orçados para a área de ciência e tecnologia em 2017 sejam bloqueados. O terceiro suprime dispositivo que permite ao governo alterar em até 20% a composição da carteira de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A sessão do Congresso está ocorrendo, mas ainda não há quórum para a votação dos vetos, que é por cédula de papel e nominal. Após os vetos, os congressistas devem apreciar a LDO, pois, caso não concluam a votação, não poderão dar início ao recesso parlamentar na próxima semana.

Orçamento

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou ontem a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017, que fixa os gastos federais em R$ 3,5 trilhões. Apesar disso, como a pauta é extensa e a sessão está atrasada, é possível que não haja tempo para votar o Orçamento este ano.

O Orçamento aprovado na quarta-feira foi o primeiro elaborado sob as novas regras do chamado teto de gastos públicos, previsto em Proposta de Emenda à Constituição enviada ao Congresso pelo governo Michel Temer e aprovada nas duas Casas legislativas.

Leia as últimas notícias de Política

*Estadão Conteúdo


Fernando Carvalho faz desabafo no Facebook: "Cometemos erros, não há dúvida"

$
0
0
Fernando Carvalho faz desabafo no Facebook:

O Facebook foi o meio escolhido por Fernando Carvalho para voltar a se manifestar a respeito do rebaixamento do Inter. Quatro dias depois da queda à Série B, o vice-presidente de futebol no final da gestão Vitorio Piffero usou a rede social para falar sobre o momento vivido pelo clube – e o seu próprio momento pessoal. Na publicação, Carvalho admitiu erros no seu trabalho e fez questão de agradecer o apoio da torcida.

– É certo que quanto mais alto for o coqueiro (Campeão de Tudo), maior será o tombo (queda para a Série B) – escreveu Carvalho, que também lembrou de outros grandes clubes rebaixados em todo o mundo e no Brasil – citando, inclusive, o Grêmio – como exemplos de recuperação.

Leia mais:
Inter enfrenta Princesa do Solimões, no Amazonas, na estreia da Copa do Brasil
"Ainda não temos time para 2017", diz presidente do Princesa do Solimões
Inter admite dificuldades financeiras ao final do ano e poderá deixar de pagar funcionários terceirizados

O dirigente, presidente colorado na conquista do Mundial de Clubes em 2006, destacou ainda a necessidade de os torcedores se unirem no momento de dificuldade vivido pelo clube.

– O amor por um clube sobretudo se mede na derrota. É hora de aglutinação e unidade, não de abandono e indiferença.

Confira a publicação na íntegra:

"Orgulho de ser COLORADO

Meus últimos dias têm sido de reflexão. Momento de entender onde e por que erramos, o que fazer para superar o revés, conversar com as pessoas que marcaram a minha vida e a minha trajetória e compreender, de forma mais profunda e ampla, como chegamos até aqui. Paradoxalmente, dez anos após nossa maior conquista, a vida me impôs um encargo a que não pude fugir: ajudar o Internacional permanecer na Série A do Campeonato Nacional.

Aceitei porque sabia das dificuldades quase insuperáveis que o clube vinha passando. Imediatamente troquei o sofá da sala, onde assistia aos jogos à distância, pelo vestiário jovem, inseguro, inexperiente e tenso, gerando jogos torturantes e atuações insuficientes. Não me arrependo dessa decisão, pois, como disse, atender a um chamado do meu clube, minha preocupação permanente desde tenra idade, em um dos momentos mais cruciais de sua história, constituía obrigação irrecusável. Não hesitei um só instante em atender a este chamado. E não me perdoaria se não tentasse ajudar. Sempre falou mais alto a vontade de auxiliar o meu clube do coração a sair de uma terrível dificuldade.

Nunca sabemos de tudo – absolutamente qualquer experiência serve de aprendizado e crescimento. Quando se gerencia o departamento de futebol de um clube gigante como o Internacional, chegando em meio à temporada, sem possibilidade de contratações, sem ter formado o grupo de trabalho e sem conhecer as pessoas e suas reações, os desafios são enormes. Tentei utilizar muito da minha experiência anterior para colocar em prática conceitos que haviam dado certo outrora e adaptá-los aos desafios do momento. Alguns funcionaram, outros não. Cometi e cometemos erros, não há dúvida.

Em suma, só a mobilização da torcida e a tentativa de conscientizar internamente o vestiário foram pouco para conter o revés que todo o ambiente colorado passou a antever a partir de agosto. Internamente, nunca estivemos alheios às dificuldades enfrentadas.

Nesse período de reflexão, ainda inconcluso, eu percebi que muitos torcedores do Internacional mudaram o seu foco. A longa agonia desta temporada se transformou em uma espécie de movimento conjunto de ajuda. Milhares de pessoas se associaram ao clube nos últimos dias, outras tantas que estavam distantes resolveram voltar. As manifestações nas redes sociais, inicialmente críticas (com toda a razão e direito), tornaram-se ternas e solidárias com a entidade que é a nossa maior paixão.

É certo que quanto mais alto for o coqueiro (Campeão de Tudo), maior será o tombo (queda para a Série B), mas também é correto dizer que, na vida, a todo momento de amargura sucede período de invulgar crescimento. No futebol, grandes exemplos estão aí para nos consolar: Liverpool, Arsenal e Chelsea (Inglaterra), River Plate (Argentina), Milan e Juventus (Itália), Bayern Munique (Alemanha), só para citar os mais importantes, caíram de divisão em seus países e nem por isso diminuíram de tamanho, pois na sequência conquistaram seus maiores títulos. No Brasil, os exemplos são mais abundantes ainda, quando vemos a história de Palmeiras, Grêmio, Atlético Mineiro, Corinthians e Vasco, só para citar a elite dos clubes nacionais, alguns deles tendo caído mais de uma vez para Série B Nacional.

O que faz do Internacional gigante é a sua gente, o seu povo, a nação colorada! Os seus milhões de apaixonados espalhados pelo Rio Grande, pelo Brasil e pelo mundo. Os homens e mulheres que empenharam seu patrimônio para jogar na Chácara dos Eucaliptos. As pessoas humildes que ajudaram a construir tijolo por tijolo o Beira-Rio. Os torcedores que contavam moedas para assistir aos jogos do Inter na "coreia" do Gigante, saíam de lá frustrados pelas derrotas e, no domingo seguinte, lá estavam de novo. A resistência do povo colorado é fora do comum. Vimos isso nos últimos jogos dessa temporada – mesmo com a pior campanha da sua história, o Inter teve a terceira maior média de público do campeonato! A união e a motivação que as arquibancadas traziam a cada jogo, mesmo com resultados negativos e atuações aquém da expectativa, emocionaram a todos.

Os sentimentos que agruparam o povo colorado na década de 60, meu início como torcedor, quase toda sem vitórias, que voltaram a unificar nossa resistência e nossa paixão na metade dos anos 80 e na década de 90, estão de volta... É a partir deles que superaremos o momento sombrio de 2016, que nos enseja participação na Série B Nacional de 2017. E, se nem os períodos melancólicos de nossa história, acima relembrados, foram suficientes para diminuir nosso tamanho e mais ainda nosso imenso amor pelo Sport Club Internacional, não será um ano de Série B que afetará nosso orgulho de ser colorado!

Estar junto do clube com o melhor time da década nos anos 70 ou no alvorecer desse século, quando conquistamos nossas maiores glórias, foi fácil e não precisou convocação. Porém, estar junto nas agruras e nos caminhos mais tortuosos da nossa história, como enfrentaremos a seguir, é para os colorados de sangue vermelho, de alma vermelha, que tratam a nossa camisa escarlate como extensão da própria pele.

O amor por um clube sobretudo se mede na derrota. É hora de aglutinação e unidade, não de abandono e indiferença. É hora de mudar conceitos, não pessoas. É hora de mudar orientações, não de terra arrasada. É hora de pacificar.

Como diz a poesia de Fernando Pessoa, é hora do nosso novo presidente, Marcelo Medeiros e seu grupo diretivo, eleitos com 94% dos votos, liderar o clube com um "novo jeito de caminhar" e não trilhar "um novo caminho"!

Ao lado da sua torcida, o Internacional é capaz de superar qualquer desafio. Nas palavras de Santo Agostinho: "A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las."

Colorado, colorado, nada vai nos separar, somos todos teus seguidores, para sempre eu vou te amar!"

Acompanhe o Inter através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:

IOS

Android

*ZHESPORTES

Marcelo Rospide é anunciado como novo técnico do Pelotas para 2017

$
0
0
Marcelo Rospide é anunciado como novo técnico do Pelotas para 2017

O Pelotas anunciou na tarde desta quinta-feira o técnico Marcelo Rospide como novo comandante da equipe para a disputa da Divisão de Acesso em 2017. O ex-auxiliar do Grêmio estava desempregado desde que deixou o cargo de superintendente da base do Corinthians, o qual ocupava há quatro anos.

O treinador, que, além do Grêmio, também já trabalhou no Brasil-Pel, no Grêmio Prudente, Guarani de Venâncio Aires e Porto Alegre FC, chega com o desafio de subir com o time da Boca do Lobo para a elite do Gauchão.

Leia outras colunas do Passaporte Gre-Nal

No estádio do Pelotas, Rospide foi apresentado pelo empresário Baidek junto com o auxiliar Caco Espinoza. E falou sobre o desafio que terá à frente do time.

— Essa oportunidade aqui será para me recolocar a carreira e alçar, de repente, em um ponto até mais alto. Entendo que a responsabilidade é grande e a gente aposta na tradição e na grandeza do clube — afirmou Rospide.

ZHESPORTES





Dupla Gre-Nal está com os cofres raspados

$
0
0
Dupla Gre-Nal está com os cofres raspados

Dentro de campo, o final de ano de Inter e Grêmio foi bem diferente.Enquanto os gremistas conquistaram o Copa do Brasil, os colorados foram rebaixados à Série B do Brasileirão.

Entretanto, quando a assunto é finanças, o momento das duas equipes é semelhante. Ambas sofrem com a falta de dinheiro em caixa e precisarão vender jogadores para poder investir em novas contratações. Veja o comentário no vídeo.

Leia mais colunas de Luiz Zini Pires

*ZHESPORTES

Brick de Desapegos comemora aniversário com festa no bairro Bom Fim, em Porto Alegre

$
0
0
Brick de Desapegos comemora aniversário com festa no bairro Bom Fim, em Porto Alegre

Quem circula pelos eventos de rua e curte um garimpo em brechó já conhece o rosto da publicitária Natalia Guasso, que neste domingo (18/12) celebra os cinco anos do Brick de Desapegos com um festerê com direito a food trucks, showzinho e balada que vai agitar as redondezas do bairro Bom Fim, em Porto Alegre.

Não esquece: a função será na Rua João Telles e ocupará as instalações do Ocidente, a partir das 11h e sem hora para acabar. Com 50 expositores entre desapegos, brechós e marcas autorais e sustentáveis, as araras serão recolhidas às 18h e abrem espaço para um desfile com etiquetas queridinhas do Sul.

Leia mais:
Exposição coletiva é inaugurada na Galeria Casiere, em Porto Alegre
Designer Mariana Prestes e estilista Greice Antes lançam parceria 
Janine Martins apresenta novo cardápio de brigadeiros harmonizados

Trecho de duas ruas do bairro Bom Fim terá aplicação de inseticida

$
0
0
Trecho de duas ruas do bairro Bom Fim terá aplicação de inseticida

A primeira aplicação de inseticida no segundo semestre em Porto Alegre será feita na sexta-feira, no bairro Bom Fim, por causa de caso suspeito de zika importado. O paciente mora no Rio de Janeiro e veio a Porto Alegre visitar familiares. O produto será aplicado em trechos das ruas Fernandes Vieira (dois lados da rua) e General João Telles (lado par), entre Vasco da Gama e Henrique Dias.

A ação será coordenada pela Equipe de Vigilância de Roedores e Vetores da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (EVRV/CGVS/SMS) e tem início previsto para às 9h30min, na rua Fernandes Vieira.

Leia mais
Cachorro resgatado no Arroio Dilúvio espera por um lar
Em oito anos, Porto Alegre tem aumento de 75% da população em situação de rua
IPTU 2017 com desconto poderá ser pago a partir de segunda na Capital 

A operação tem como objetivo matar mosquitos adultos que estejam no raio de 50 metros a partir da residência onde o paciente está hospedado. Essa distância é utilizada sempre que as aplicações de inseticida são feitas por suspeita de zika ou chikungunya. Casos confirmados de dengue têm aplicação em raio superior, de 150 metros. 

Porto Alegre teve confirmados em 2016 um total de 301 casos autóctones e 53 importados de dengue, além de 30 importados de chikungunya, sendo 15 autóctones, e 12 importados de zika.

Como os dias têm sido mais quentes e o índice de infestação de fêmeas do Aedes aegypti tem aumentado desde o início do mês, o médico veterinário Luiz Felippe Kunz Júnior, da EVRV, destaca a importância das medidas de prevenção e controle das larvas dos mosquitos serem adotadas pelos moradores do bairro. 

Em Porto Alegre, a maior parte dos criadouros do mosquito vetor da dengue, zika e chikungunya é encontrada em imóveis residenciais. O cuidado semanal no imóvel contribui com a eliminação de larvas. Os moradores da região devem verificar com mais atenção nos pátios, incluindo vasos, ralos pluviais e calhas, e o interior das residências e estabelecimentos comerciais, eliminando qualquer foco de água e diminuindo, desta forma, o risco de transmissão viral.

Leia as últimas notícias

Sobre a aplicação do inseticida (ou bloqueio de transmissão), a Equipe de Vigilância de Roedores e Vetores da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a aplicação será feita nos pátios e áreas abertas das casas, não no interior das residências. Portas e janelas devem ficar abertas e apartamentos térreos serão visitados apenas se tiverem pátio.

A recomendação é para que alimentos (frutas e hortaliças) que estiverem no pátio só sejam utilizados para consumo após uma semana da aplicação. Os moradores devem informar aos aplicadores a presença de aves e répteis como animais de estimação, que não devem ficar expostos ao inseticida. Para seres humanos e mamíferos em geral não há riscos. Os produtos utilizados na aplicação serão de deltametrina (um piretroide), mesmo inseticida utilizado nos produtos de uso doméstico, à base de água, com baixa toxicidade. 


Viewing all 47215 articles
Browse latest View live